A cidade impõem novos desafios ao campo. Respeito é a palavra de ordem. Mas, será que essas práticas já não são uma realidade no campo ou elas são frutos de uma nova transformação? Um outro olhar é um documentário baseado em uma história real que traz um pouco mais da motivação que há dentro das porteiras brasileira e seus novos desafios.
“Um outro olhar”, esse é o nome do novo longa metragem que irá conectar ainda mais o campo e a cidade. A partir de uma história real, a trajetória da pecuarista Carmen Perez, vamos conhecer um pouco mais sobre os desafios de uma pecuarista que optou por fazer um trabalho diferente no dia a dia com os animais em sua fazenda e passou a ser referência para muitos outros pecuaristas que têm um pensamento progressista como ela.
Mais do que contar a sua história, o documentário vai além e mostra os incômodos da protagonista com manejos como a marcação a fogo e a separação abrupta entre os bezerros e as vacas. Ao decidir fazer um trabalho com mais consciência, também sentiu mudanças profundas em sua equipe. “Humanizou o próprio ser humano”.
Carmen não se limitou a sua fazenda e quis saber mais e buscar conhecimento para desenvolver esse trabalho foi quando encontrou um mentor em uma universidade brasileira, Mateus Paranhos, que além de orientá-la também passou a desenvolver pesquisas em sua fazenda, trazendo mais dados e argumentos para toda a pecuária nacional.
Mas nossa protagonista tinha um sonho maior, aproximar-se de sua principal referência, a norte-americana Temple Grandin. O filme traz esse encontro e as preocupações de duas mulheres diferentes que mudaram a forma de trabalho entre pessoas e animais no Brasil e nos Estados Unidos, inspirando o mundo.
O filme “Um outro olhar”, dirigido por Nando Dias Gomes traz com muita poesia e sensibilidade toda essa nova realidade do campo que se multiplica cada dia mais e mais, fazendo que as preocupações com o bem-estar animal e a preservação ambiental estejam não só na pauta, mas na realidade do agro brasileiro. Com participação de Temple Grandin, Mateus Paranhos, além de Aldo Rebelo, Caio Penido, de Fernanda Macitelli e Frederico Simioni. Produção executiva de Flávia Tonin.
Ideia original: Carmen Perez, Flávia Toni e Nando Dias Gomes
Direção: Nando Dias Gomes
Direção de Fotografia: Alencar Ribeiro
Camera: Henrique Stenio
Som direto: Breno Bahia
Assistente de câmera: Lucas Perossi
Produção executiva: Flávia Tonin e Carmen Perez
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