Quando Ouvi a Voz da Terra anuncia segunda fase com série documental

Com estreia para outubro, a série de Carmen Perez aproxima o campo e a cidade e avançará para as cadeias do café, leite, mel, cacau, além da pecuária.

O projeto “Quando Ouvi a Voz da Terra”, cuja primeira fase foi o lançamento de um premiado documentário de mesmo nome, apresenta sua segunda fase em novo formato. Agora numa série documental, com estreia para outubro deste ano, a pecuarista Carmen Perez segue sendo a principal interlocutora das vivências de pessoas do campo, a partir de sua própria história
Em sua primeira fase, o projeto culminou em um documentário que abordou as histórias e o dia-a-dia de pecuaristas que se preocupam com o bem-estar animal e com as boas práticas, o projeto agora amplia seus horizontes. A primeira temporada da série documental irá entender como é o trabalho e os costumes em outras áreas de atuação, trazendo sempre a humanidade que há por trás de cada cultivo ou relação com os animais. Carmen irá visitar produtores de cacau, café, leite, mel,pecuária além de sua rotina como fazendeira. O resultado serão mini-docs de 15 minutos, com qualidade cinematográfica.
“Nosso objetivo segue por trazer as histórias do campo e suas reflexões, a partir da minha vivência com cada uma delas”, afirma Carmen. “Vamos falar de tradição, dedicação, família, empreendedorismo, responsabilidade para com o ambiente e para com as futuras gerações”, completa a protagonista, sobre as gravações que já estão em andamento, em três regiões brasileiras.
A direção é do documentarista Nando Dias Gomes que, juntamente com Carmen e a jornalista Flávia Tonin, assinam o projeto. Em sua segunda fase, Quando Ouvi a Voz da Terra conta com patrocínio da KWS Sementes, além de apoio da 7ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, local onde fará seu lançamento no dia 26 de outubro.

Inovação – Neste ano, o projeto tem muita interatividade com a audiência. A veiculação é feita pelo Canal de Youtube “Quando Ouvi a Voz da Terra”, como também pelas mídias sociais do projeto. “Todas as nossas reuniões, gravações e bastidores estão sendo trabalhados abertos ao público, pois queremos que vivam conosco essa jornada”, afirma Carmen. Os autores esperam com o novo formato ampliar a visibilidade dos temas que envolvem o campo e as questões universais humanas, já que a cada mês um novo episódio será lançado, compondo a primeira temporada da série.

O documentário

O documentário que concluiu a primeira fase do projeto “Quando Ouvi a Voz da Terra” estreou no dia 25 de outubro de 2021 e já foi visto por pelo menos 300 mil pessoas. Reúne depoimentos como: “Me emocionei do início ao fim com sua história que me reconectou com a minha origem”. “Me sinto mais próximo do campo e com vontade de descobrir e conhecer essa atividade maravilhosa”. “Mostra uma perspectiva interessante da vida. E eu que estava me adaptando a ser vegetariana, até considerei voltar a comer carne”.

Nele, a protagonista Carmen Perez conta um pouco sobre sua história como pecuarista e as boas práticas de produção que desenvolve na fazenda. Ela decide conhecer outros pecuaristas que têm, como a base de seus trabalhos, pilares como o bem-estar animal, a harmonia com o meio ambiente e a geração de renda digna aos trabalhadores. Apesar de recente, o documentário já foi aceito em festivais no Reino Unidos, Grécia e Estados Unidos. Neste último foi premiado com a Menção Honrosa de Impacto Social no Latino And Native American Film Festival, em Connecticut, nos Estados Unidos. O filme ainda pode ser assistido gratuitamente e na íntegra no YouTube.

Leia também

Quando Ouvi a Voz da Terra é indicado a mais um festival internacional

Série Quando Ouvi a Voz da Terra estreia dia 26 de outubro

Quando Ouvi a Voz da Terra anuncia segunda fase com série documental